terça-feira, 17 de maio de 2011

QUE PAÍS É ESSE?

                Se você olhar bem, e ler o que escrevi até hoje, vai ver que meu forte, realmente não são críticas diretas. Mas hoje eu vou ter que falar, vou ter que dizer umas poucas e boas.
                Ano passado eu votei pela primeira vez, e bato no meu peito com orgulho pra dizer que eu vi debates, pensei, repensei, mudei e desmudei meu voto um milhão de vezes, até chegar à urna e apertar os botões. Que emoção me sentir diretamente ligada e responsável pelo que acontece no meu país. No entanto, não vi meus colegas fazerem a mesma coisa. Todo mundo foi atrás de um título de eleitor, mas na hora de pensar... Todo mundo deixou de lado.
                Na aula debatemos sobre todos os problemas no país, e chegamos à mesma conclusão: o problema somos nós. Elegemos candidatos analfabetos, com ficha suja, jogadores de futebol, cantores de rap, locutores de rádio, e não pessoas capacitadas para representar nossas vontades no congresso, na prefeitura, na câmara de vereadores. Elegemos por achar bonito, engraçado, rebelde. Não sabem vocês que dessa ignorância toda nascem às favelas, as escolas sem professor, as crianças sem alimentação escolar, as cidades sem luz, água e esgoto. É meus caros, vocês dizem ter a consciência limpa quando deitam suas cabeças no travesseiro, mas será mesmo que tem?
                Que país é esse que senta acomodado na frente da TV enquanto deputados dão passagens com dinheiro público, dinheiro seu, para familiares, empregada, cachorro, papagaio, vizinho, jardineiro e quem vier pela frente? Que país é esse que lutou incessante durante toda a ditadura militar pelos seus direitos, e depois da atingida “democracia” parou de reivindicar o que é seu de direito? O pior, que JUVENTUDE É ESSA que acha que xingar no twitter é grande coisa, que não sai às ruas, não mostra a cara, não diz que assim não dá, que se não melhorar vai ter político tendo que pedir asilo em países estrangeiros?
                Que país é esse que ainda tem crianças sem escola, famílias sem água potável e rede de esgoto nas cidades? QUE PAÍS É ESSE QUE QUER SEDIAR A COPA SEM TER DINHEIRO PARA EQUIPAR HOSPITAIS PARA ATENDER A SUA POPULAÇÃO? Que país é esse que não pune com rigor, que não investe na educação, na saúde, na vida?
                A política suja só vai mudar se você votar consciente, se você lutar, buscar a vida que quer de forma revolucionária e correta. Pintar a cara de verde e amarelo pra sair nas ruas não é coisa só de jogo da seleção, é arma de quem acredita num país melhor, sem gente imoral nos representando, sem acomodação e com consciência, por favor. Che Guevara disse que ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética. Nunca li frase mais correta, e espero que ela tenha atingido você da mesma forma que me atingiu.

“QUE PAÍS É ESSE? É A PORRA DO BRASIL.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário